Instalação do Firebird 1.5.4 SuperServer no Kurumin 7

Antes de começar o processo de instalação do Firebird é necessário verificar se o pacote vim está instalado, pois o script de instalação do Firebird requerer o editor vi. Para verificar se esse pacote está instalado, execute o seguinte comando:

# dpkg -s vim

Caso o pacote não esteja instalado, ao final da linha status aparecerá "not-installed", como pode ser observado a seguir:

Package: vim
Status: purge ok not-installed
Priority: optional
Section: editors

Se o pacote não estiver instalado, execute o seguinte comando para instalá-lo:

# apt-get install vim

Não sei o porquê o vi não vem na instalação padrão do Kurumin 7. Enfim, vejamos a instalação do Firebird propriamente dita.

1. No site www.firebirdsql.org, faça o download da versão 1.5.4 SuperServer empacotada como tarball (arquivo FirebirdSS-1.5.4.4910-0.i686.tar.gz).

2. Em um diretório de sua preferência descompacte o arquivo do Firebird (tar -xvzf FirebirdSS-1.5.4.4910-0.i686.tar.gz).

3. Crie um usuário de sistema chamado "firebird" pertecente ao grupo de mesmo nome do usuário. Exemplo: adduser --system firebird.

4. Entre no diretório FirebirdSS-1.5.4.4910-0.i686 criado após a descompactação e execute o script install.sh para iniciar o processo de instalação.

5. Durante o processo de instalação, o script de instalação perguntará apenas a senha que será definida para o usuário SYSDBA. Informe a senha que você desejar.

6. Por fim, podemos testar a instalação acessando o banco de dados de exemplo que acompanha o Firebird (employee.fdb) através do utilitário de linha de comando isql:
  • # /opt/firebird/bin/isql -user SYSDBA -password
  • SQL> connect '/opt/firebird/examples/employee.fdb';
  • SQL> show tables;
  • SQL> quit;
Alguns podem sugerir que a instalação do Firebird seja realizada com o apt-get a partir do repositório do Debian. Mas no momento que escrevo esse post, a versão mais recente da série 1.5 disponível no repositório do Debian é a 1.5.3.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dica: Alterando a senha do usuário root do MySQL no Ubuntu

Discador iBest para Linux no Kurumin 7

DNS Gratuíto no Registro.br